Se você está construindo ou reformando é inevitável que você escute, qual será o tipo de caixilho ou esquadria que você usará.
É nesse momento que muitos consumidores devido ao excesso de informação e modelos acabam por muitas vezes perdendo noites de sono.
Já que esse material chega a representar até 30% do custo final de uma obra.
São as portas e janelas, que além de ter a função de proteger a residência, também irão dar a beleza, ventilação e luz nos ambientes, por isso precisa ser dado a atenção especial na escolha de cada caixilho, além da beleza é preciso ver a funcionalidade de cada peça.
Nessa matéria vamos apresentar os principais materiais que são usados para a produção das esquadrias, ainda não vamos falar a fundo das vantagens e desvantagens de cada material que esse assunto trataremos em outras oportunidades em uma matéria exclusiva para cada tipo.
O nome caixilho pode ser definido como a moldura, a parte que fica em contato com a parede.
Mas o caixilho pode ser de madeira, ferro, vidro temperado, alumínio e PVC, esses são os principais materiais os mais utilizados atualmente.
Ao longo dos anos os materiais vão sofrendo alteração em questão de qualidade, acabamento, preço e moda.
Sim, moda, esse é um item que iremos discutir em outra oportunidade, também.
A madeira
Pra quem busca uma solução rústica e aconchegante, que permite detalhes, a madeira, surge como solução para diversos modelos de janelas e portas.
Atualmente tem sido utilizada principalmente nas portas de entrada e nas portas de ambientes interno.
Necessita de uma atenção extra na manutenção para manter a qualidade da pintura
Não é indicada para ambientes muito úmidos.
Alumínio
As esquadrias de alumínio possuem diversos tipos de acabamentos, podem ser padronizadas ou sob medida.
Hoje é possível imitar o rustico da madeira e o colorido de sua preferência.
Tem grande variedade de tipologias, podendo ser acústica, é usada também na fabricação de portões.
Tem uma durabilidade muito longa, preços acessíveis e não enferrujam, por isso e perfeita para quem busca uma solução que não precisa de manutenção na pintura e de fácil limpeza.
Atualmente pode ser usado até em ambientes ixternos, super moderno.
Aço
As janelas de aço são mais baratas, mas sofrem muito com as adversidades do ambiente com corrosão e ferrugem. Necessitam de vidro com uso de massa e a manutenção da pintura e maior.
Podem ser padronizadas ou sob medida, são utilizadas ainda em portões, nesse material é possível criar vários modelos, pois é soldado, permitindo assim desenhos que os outros materiais não permitem.
PVC
Esquadrias de PVC são novidade no Brasil. Tem ganhado grande público por ser sob medida e permitir maior vedação e acústica ao ambiente. Ainda é um produto com preço alto
Vidro temperado ou Blindex
As portas e janelas de vidro são mais conhecidas como Blindex. As esquadrias são compostas de placas de vidros temperados fixados a rolamentos que deslizam em trilhos. O acabamento é feito com cantoneiras de alumínios.
Esse modelo oferece maior passagem de luz e é mais barato.
Porém a manutenção, limpeza, vedação, segurança são menores, por serem estruturas mais simples.
Independente do material escolhido, os caixilhos não devem ser só bonitos, devem oferecer ao cliente a segurança, resistência, conforto e funcionalidade, além de entrar no orçamento disponível para a obra.
A Mouro Esquadrias em Alumínio tem trabalhado para te ajudar a encontrar o melhor caixilho para a sua obra, aguardamos seu contato.